Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
 Leach, 1820
Subfamília: Cuculinae
 Leach, 1820
Espécie: C. canorus

Nome Científico

Cuculus canorus
Linnaeus, 1758

Nome em Inglês

Common Cuckoo


Fotos Sons

Cuco-canoro

O cuco-canoro (Cuculus canorus) é uma ave pertencente à ordem Cuculiformes e à família Cuculidae. O nome “cuco” é onomatopaico e deriva do facto de o canto do macho ser composto por uma sequência de duas notas, que soam como “cu-cu”. Em Portugal o canto do cuco faz-se ouvir sobretudo de finais de Março a meados de Junho.

Características

Podem alcançar até 34 cm de comprimento, 60 cm de envergadura e podem pesar cerca de 100g. Na cor da plumagem e na forma do vôo, o cuco lembra muito o gavião, apresentando cabeça e pescoço cinzentos. As listras transversais na parte inferior do corpo aumentam a semelhança. Algumas fêmeas apresentam plumagem diferenciada, num tom marrom-avermelhado, denominada “fase hepática”, no entanto, esta é muito rara.

Alimentação

A dieta dos cucos é composta basicamente de pequenos invertebrados, sobretudo insetos. Larvas peludas de alguns insetos são um de seus alimentos prediletos. Ocasionalmente alimentam-se de frutos, sementes e até mesmo pequenos répteis ou anfíbios.

Reprodução

No hemisfério norte, ele saúda a chegada da primavera, época em que esse pássaro voa para o norte da Europa ou da Ásia, à procura de uma companheira. Fora da época do acasalamento, o cuco leva uma vida solitária.

É uma espécie parasita, o que significa que, em vez de construir um ninho, deposita os seus ovos nos ninhos de outras aves, nomeadamente de pequenos insectívoros, como a ferreirinha-comum, o pisco-de-peito-ruivo e o rouxinol-pequeno-dos-caniços, entre outras espécies. As aves em cujos ninhos os ovos são colocados recebem o nome de hospedeiros e ficam com a tarefa de cuidar do jovem cuco até este ser independente. No fim da primavera, a fêmea do cuco procura lares adoptivos para os seus ovos. Quando encontra um hospedeiro apropriado — aves cujos ovos se assemelham ao dos cucos — ela espera até que o ninho deixe de estar vigiado, retira um dos ovos do hospedeiro e substitui-o pelo seu. Os filhotes do cuco também já apresentam um estratagema de sobrevivência traiçoeiro, aparentemente gravado geneticamente, pois, segundo David Attenborough, logo ao saírem dos ovos, empurram para fora do ninho os recém-nascidos autênticos de uma ninhada, tomando-lhes o lugar.

Hábitos

A semelhança com o gavião leva os pardais e outros pequenos pássaros a fugir do ninho quando um cuco se aproxima temendo se tratar de uma ave de rapina. Quando o pequeno pássaro deixa por instantes seu ninho, a fêmea do cuco retira um ovo e coloca um dos seus no lugar. Essa operação leva poucos segundos.

Distribuição Geográfica

O cuco é migrador: reproduz-se na Europa e inverna em África. Em 2018, um cuco-canoro foi registrado na ilha de Fernando de Noronha, no Brasil.

Referências

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cuco-canoro

Galeria de Fotos